NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN DE REPÚDIO A AÇÕES ANTIDEMOCRÁTICAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES).

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN DE REPÚDIO A AÇÕES ANTIDEMOCRÁTICAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES).

Publicado em 02 de Setembro de 2025 às 15h45

O governo de extrema direita de Jair Bolsonaro foi marcado por inúmeros casos de corrupção, aumento da militarização da vida social e do sistema educacional, além da intensificação do autoritarismo nas mais diversas esferas da vida da classe trabalhadora. O negacionismo científico, decisivo para a morte de mais de 700 mil pessoas no contexto da pandemia, simboliza a política genocida de um governo que também foi responsável pelo aumento da miséria e da pobreza, pela redução das proteções ambientais e pela retirada de direitos sociais e trabalhistas.

As Universidades, Institutos Federais e CEFETs, assim como diversas escolas, já eram alvos de ações violentas do movimento fascista “Escola Sem Partido” antes mesmo da ascensão daquele governo. Os ataques recentes à UnB, UEPB e Unicamp são parte de uma linha de continuidade que atravessa os últimos anos e que exigirá de nós muita unidade e disposição de luta para derrotar tais ações. Sabemos que essas agressões têm bases reais e simbólicas no bolsonarismo, que mesmo fora do governo se expressa no cotidiano das instituições públicas, por meio de ações autoritárias, especialmente, no campo da educação, visando impedir a autonomia e a liberdade de expressão de pessoas que atuam nas diversas instituições de ensino. Portanto, derrotar a fascistização da sociedade brasileira é uma tarefa urgentíssima.

No atual contexto do julgamento de Jair Bolsonaro, a truculência se mostra ainda mais ativa, com ações repressivas em diversas Instituições de Ensino Superior, como nos casos recentes do CEFET-MG, da Universidade Federal de Lavras e da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde militantes a favor das liberdades democráticas e dos direitos da classe trabalhadora têm sido impedidos(as) de denunciar as tragédias representadas pelo governo Bolsonaro.

O ANDES – Sindicato Nacional, ante o exposto, presta sua irrestrita solidariedade às vítimas do autoritarismo e reafirma seu compromisso de luta para que o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus(suas) aliados(as) sejam responsabilizados(as) por todos os seus crimes.

 

SEM ANISTIA PARA OS(AS) GOLPISTAS!

CONTRA O AUTORITARISMO!

 

 

Brasília (DF), 2 de setembro de 2025.

 

Diretoria do ANDES - Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences