NOTA DE REPÚDIO AOS ATOS DE VIOLÊNCIA POLÍTICA PRATICADOS NA FFLCH/USP

NOTA DE REPÚDIO AOS ATOS DE VIOLÊNCIA POLÍTICA PRATICADOS NA FFLCH/USP

Publicado em 21 de Agosto de 2025 às 11h19

O ANDES-SN manifesta seu repúdio à violência perpetrada por grupo de extrema direita, nas dependências da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Universidade de São Paulo (USP), contra um grupo de estudantes que participava da Olimpíada de Xadrez da FFLCH.

No último dia 16 de agosto, sábado, no vão dos departamentos de História e Geografia (FFLCH/USP), em São Paulo, um grupo identificado com camisetas onde se liam os dizeres “União Conservadora” impediu o desenrolar das atividades da 1ª Olimpíada de Xadrez da FFLCH. Além de interromperem a atividade, rasgaram faixas, insultaram os presentes, enquanto filmavam a ação. Ato seguido, impediram o acesso dos participantes às mesas de xadrez, em busca de confronto.

Essa forma de violência tem se tornado frequente no prédio da História e Geografia, já tendo ocorrido algumas vezes neste ano de 2025. É preciso rechaçá-la com veemência.

O ANDES-SN vem a público denunciar essa prática violenta, que caracteriza a extrema-direita brasileira em sua atual etapa e clama pela resistência a tais atos, com a reação no limite da civilidade.

A escalada da violência no ambiente público e universitário, da provocação pueril a atos graves de violência, deve ser repudiada e respondida com firmeza política institucional coerente e consequente!

Todo apoio aos participantes do 1º Torneio de Xadrez da FFLCH!

Pelo fim da violência política dentro das universidades, institutos federais e CEFETs!

Brasília (DF), 21 de agosto de 2025.

 

Diretoria do ANDES - Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences