O ANDES-SN manifesta sua total solidariedade e o mais profundo pesar aos(às) amigos(as) e familiares das professoras da Rede Municipal de Ilhéus (Bahia), Alexandra Suzart (45) e Maria Helena Bastos (41), bem como da filha desta última, Mariana Silva (20), brutalmente vítimas de feminicídio e encontradas mortas em um matagal na Zona Sul do município no último final de semana.
Repudiamos veementemente esses crimes e reafirmamos que o ANDES-SN, em seus espaços deliberativos, tem construído diversas resoluções de combate ao machismo, às violências e em defesa da vida das mulheres. Essas posições se materializam nas ações e campanhas realizadas pelo Sindicato Nacional no último período, assim como em sua agenda permanente de enfrentamento aos assédios e às violências de gênero nas universidades, institutos federais e CEFETs.
Denunciamos, ainda, que as mulheres seguem privadas do direito básico à segurança, não podendo sequer desfrutar de momentos de lazer sem estarem expostas ao risco de serem vítimas da violência de gênero que estrutura esta sociedade machista.
Parem de nos matar!
Basta de feminicídio!
Deixem-nos viver!
Brasília (DF), 20 de agosto de 2025.
Diretoria do ANDES - Sindicato Nacional