​ANDES-SN divulga a Carta de Manaus e moções do 68º Conad

Publicado em 23 de Julho de 2025 às 15h51. Atualizado em 23 de Julho de 2025 às 15h52

A Secretaria do ANDES-SN divulgou, nessa terça-feira (22), por meio da Circular nº 300/25, a Carta de Manaus, documento que expressa os principais debates e deliberações do 68º Conad, realizado entre os dias 11 e 13 de julho deste ano, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus (AM).

Com o tema central "Unificar as lutas anticapitalistas: contra o colapso socioambiental e em defesa da vida e da educação pública", o encontro reuniu 80 delegadas e delegados, 194 observadoras e observadores, representantes de 83 seções sindicais de todas as regiões do país, além de 34 diretoras e diretores do Sindicato Nacional.

Redigida pela secretária-geral do ANDES-SN, Fernanda Maria Vieira, a Carta de Manaus sintetiza as reflexões políticas, denúncias de violações de direitos e encaminhamentos construídos coletivamente ao longo dos três dias de intensos debates do 68º Conad. O documento reafirmou o compromisso do Sindicato Nacional com a luta classista, democrática, combativa e autônoma, frente aos desafios colocados pelo atual cenário político, econômico e ambiental.

O 68º Conad também marcou a posse da nova diretoria do ANDES-SN para o biênio 2025-2027, marcada por simbolismos. A eleição de um presidente negro, oriundo da periferia maranhense e docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), reforçou o envolvimento da entidade com a luta antirracista e com a valorização de trajetórias historicamente invisibilizadas.

A Carta de Manaus destacou o colapso socioambiental, provocado pela expansão do capital, e a barbárie cotidiana imposta à juventude negra e LGBTI+, como evidenciado no brutal assassinato de Leonardo Vilaça na cidade de Manaus (AM). Na esfera internacional, denunciou o genocídio promovido por Israel, exigindo o rompimento de relações diplomáticas por parte do governo brasileiro, e reforçou a solidariedade com o povo palestino.

O documento sintetizou as deliberações centrais do 68º Conad, como a participação do Sindicato Nacional na campanha pelo fim da escala 6x1 e pela taxação dos super-ricos, a luta contra a precarização e o desmonte da educação pública — como evidenciado pelo projeto do governador Romeu Zema (Novo), que pretende privatizar a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) — e o enfrentamento ao controle de frequência de docentes do EBTT.

Encerrando os trabalhos em clima de celebração e reconhecimento, a Carta exaltou a recepção acolhedora da Associação dos Docentes da Ufam (Adua - Seção Sindical do ANDES-SN), anfitriã do evento, e enalteceu os saberes, as culturas, a culinária e a resistência do povo amazonense. “Que nossas diversidades e diferenças sigam a sabedoria ancestral das águas amazonenses que, após correr em separado, se juntem e que possamos, assim, ampliar nosso potencial emancipatório, de luta em defesa da educação pública em nosso país trilhando os muitos caminhos aos lençóis maranhenses!”, finalizou a Carta de Manaus. Acesse aqui a íntegra do documento.

Moções
Nessa segunda-feira (21), as 18 moções aprovadas no 68º Conad também foram encaminhadas via circular (298/2025). Entre vários temas abordados nos textos, constam manifestações de repúdio à participação da Petrobrás no genocídio do povo palestino, conforme denúncia da ONU, à pulverização de agrotóxicos por drones no Ceará, e ao tarifaço imposto pelo governo Trump ao Brasil e as políticas econômicas regressivas.

As e os docentes manifestaram apoio à professora Nathália Wicpolt, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), vítima de racismo institucional, e solidariedade ao professor Iguatemi Rangel, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O cumprimento integral do acordo firmado com docentes federais em 2024, a atuação do Ministério Público Federal em defesa das ações afirmativas, bem como a implementação de políticas específicas para pessoas trans e travestis nas instituições federais de ensino foram temáticas abordadas nas moções.

Leia aqui todas as moções.

Saiba mais:
Encerramento do 68º Conad é marcado por moções e leitura da Carta de Manaus

 

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences