Filme integra campanha nacional em defesa do Plebiscito Popular e denuncia impactos da escala 6x1 sobre a classe trabalhadora
O ANDES-SN lança, nesta quarta-feira (27), o curta-metragem “Vida além do trabalho por um Brasil mais justo”. A primeira exibição do filme ocorrerá no Armazém do Campo, em Brasília (DF), e pelo canal do Youtube do Sindicato Nacional, a partir das 10 horas.
Realizado em parceria com a Cajuína Filmes e dirigido pelo cineasta André Manfrim, o filme faz parte da campanha nacional de mobilização pelo Plebiscito Popular por um Brasil mais justo. A produção busca fortalecer e ampliar o debate público sobre os efeitos perversos da jornada 6x1 — seis dias de trabalho para apenas um de descanso — já estabelecida em diversos setores no país.
Com menos de 20 minutos e linguagem acessível, o filme articula depoimentos, imagens e reflexões sobre a realidade de milhões de trabalhadores e trabalhadoras, evidenciando como a lógica de exploração da escala 6x1 piora a vida, corrói a saúde física e mental e destrói a convivência familiar e comunitária, ao reduzir as possibilidades de interações, de momentos de lazer e de descanso. A peça é parte de um conjunto de vídeos sobre o tema, que será divulgado pelas entidades sindicais do setor da Educação e pela Coordenação do Plebiscito Popular por um Brasil Mais Justo.
Segundo Cláudio Mendonça, presidente do ANDES-SN, a iniciativa reforça o compromisso do Sindicato Nacional em dialogar com a sociedade para além do espaço sindical. “O curta-metragem denuncia a naturalização de jornadas abusivas e reafirma que não podemos aceitar um país em que a vida esteja subordinada ao lucro. Nosso objetivo é mostrar que a luta por direitos, descanso e dignidade é parte fundamental da construção de um Brasil mais justo”, aponta o docente.
O lançamento do filme integra o calendário de atividades da Semana Nacional de Mobilização da Educação pelo Plebiscito Popular. Na sequência da exibição, haverá uma entrevista coletiva sobre os temas do Plebiscito e a mobilização popular pelo fim da jornada 6x1, pela redução da jornada sem cortar salários, pela isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e pela taxação maior para rendas acima de R$ 50 mil.
Além de representantes do ANDES-SN, já estão confirmadas as participações do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (Sinasefe), da Federação dos Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), da União Nacional dos Estudantes (UNE), do Movimento dos(das) Trabalhadores(as) Rurais Sem-Terra (MST) e da Coordenação do Plebiscito Popular por um Brasil Mais Justo.
Sinopse do curta "Vida Além do Trabalho por um Brasil Mais Justo"
Duração: 18 minutos e 32 segundos. Direção: André Manfrim
Em 2023, mais de 33 milhões de brasileiros e brasileiras trabalhavam sob jornadas de 44 horas, a maioria absoluta submetida ao regime 6x1. O filme mergulha nessa realidade para expor uma das faces mais cruéis do mercado de trabalho: a exaustiva escala que só permite um dia descanso.
As câmeras capturam histórias reais de trabalhadoras e trabalhadores que veem suas vidas pessoais, familiares e de lazer sofrerem consequências desse modelo de exploração – o cansaço perpétuo, a dificuldade de acesso à educação e cultura, e o esgarçamento dos laços afetivos.
O filme conta com as participações da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), que discute a batalha política pela redução da jornada de trabalho; do professor Ricardo Antunes (Unicamp), um dos maiores sociólogos do trabalho do país, que contextualiza historicamente a luta pelos direitos laborais; e de Luma Vitório (MST/Coordenação do Plebiscito Popular), que convoca toda a sociedade a se mobilizar.
Mais do que trazer uma denúncia, "Vida Além do Trabalho" é um convite urgente à reflexão e à ação. O filme conclui com o chamado para que o público participe do Plebiscito Popular, que segue até 7 de setembro, pleiteando não apenas o fim da escala 6x1, mas a defesa de um projeto de país mais justo e solidário, onde a vida valha mais que o lucro.
SERVIÇO
• Lançamento do curta-metragem “Vida além do trabalho por um Brasil mais justo” e coletiva de imprensa das entidades sindicais da educação federal e das entidades estudantis
• Quando: 27 de agosto de 2025, às 10h
• Onde: Armazém do Campo – Brasília, DF (Bloco K, Edifício Denasa, Setor Comercial Sul, Quadra 1, Lote 30, 70398-900)
• Transmissão online pelo YouTube do ANDES-SN e pelo Facebook do Plebiscito Popular