ANDES-SN manifesta pesar pelos feminicídios de duas professoras e uma estudante em Ilhéus (BA)

Publicado em 22 de Agosto de 2025 às 17h17.

Em nota divulgada na quarta-feira (20), o ANDES-SN manifestou sua total solidariedade e o mais profundo pesar a amigas, amigos e familiares das professoras da Rede Municipal de Ilhéus (BA), Alexsandra Suzart (45) e Maria Helena Bastos (41), bem como da filha desta última, a estudante Mariana Bastos da Silva (20), vítimas de brutal feminicídio. As três mulheres estavam desaparecidas desde a tarde da sexta-feira (15), e foram encontradas mortas, no sábado (16), em um matagal na Zona Sul do município.

Caminhada em Ilhéus pelo fim da violência contra as mulheres, no dia 20 de agosto. Crédito: Prefeitura de Ilhéus

“Repudiamos veementemente esses crimes e reafirmamos que o ANDES-SN, em seus espaços deliberativos, tem construído diversas resoluções de combate ao machismo, às violências e em defesa da vida das mulheres. Essas posições se materializam nas ações e campanhas realizadas pelo Sindicato Nacional no último período, assim como em sua agenda permanente de enfrentamento aos assédios e às violências de gênero nas universidades, institutos federais e Cefets”, declarou a entidade. 

A nota denuncia, ainda, o machismo e misoginia que estruturam a sociedade e expõem as mulheres à violência de gênero e as priva do direito básico ao lazer e à segurança. Confira aqui o documento.

Sobre o caso
Até o momento, a polícia civil de Ilhéus segue investigando os assassinatos, com o apoio da polícia militar do estado. Ao menos duas manifestações, uma realizada no domingo (17) e outra na quarta (20), denunciaram a falta de segurança na cidade baiana e cobraram o fim da violência contra mulheres e a responsabilização do autor ou autores dos crimes que interromperam as vidas de Alexsandra, Maria Helena e Mariana.

*com informações do G1

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences