O ANDES-SN participou, nessa terça-feira (1), de uma manifestação em Brasília (DF) em defesa do mandato do deputado federal Glauber Braga (PSol/RJ). A atividade marcou o encerramento da Caravana Nacional Glauber Fica. Por mais de 50 dias, o parlamentar percorreu todos os estados brasileiros, mobilizando apoios e dialogando com a população sobre a importância do mandato combativo.
As e os manifestantes marcharam do Museu da República até a Câmara dos Deputados, acompanhados do deputado fluminense, onde ocorreu um ato em apoio a Glauber Braga. Nessa terça, se encerrou o prazo de dois meses, acordado entre a presidência da Câmara e o deputado, para que a tentativa de cassação seja levada ao plenário. A qualquer momento, essa votação pode ser colocada em pauta.
“O final da caravana em defesa do mandato popular de Glauber Braga foi potente e demonstrou a força dos movimentos sociais e sindicais que estão na defesa do deputado federal, que tem ousado denunciar os esquemas fraudulentos realizados pela maioria dos parlamentares do Congresso Nacional, principalmente aqueles relacionados as emendas parlamentares, que se configuram como um dos maiores sequestros do fundo público para garantir campanha eleitoral permanente e impulsionar esquemas de desvios da verba pública para fins privados”, comentou Emerson Duarte, 2º vice-presidente da Regional Norte 2 do ANDES-SN.
Glauber Braga tem sido perseguido por usar seu mandato para denunciar o Orçamento Secreto. Conforme o parlamentar, seu mandato está sendo ameaçado de cassação por uma articulação do ex-presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), que nega as acusações. O orçamento secreto é o nome dado ao mecanismo de execução de recursos públicos pelo Congresso que foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por falta de transparência no uso de bilhões do orçamento da União.
De acordo com o diretor do Sindicato Nacional, o ato foi importante para demarcar o processo de perseguição política, encabeçado pela extrema direita e parte do “centrão”. “Esses grupos demonstraram, mais do que em qualquer outro momento, a quem servem, ao perseguir um mandato popular que tem defendido pautas em benefício da classe trabalhadora, como a ampliação da isenção do imposto de renda para quem recebe até 5 mil, a taxação dos ricos e o fim da farra das emendas parlamentares”, acrescentou Duarte.
Para o ANDES-SN, Glauber Braga é reconhecido por sua atuação combativa em defesa da educação pública, dos direitos da classe trabalhadora e por sua resistência aos retrocessos promovidos pela extrema direita. O deputado tem sido alvo constante de perseguição política, e a tentativa de cassação de seu mandato representa mais um ataque à democracia, com o objetivo de silenciar “uma das vozes mais firmes do parlamento brasileiro”.
Saiba mais:
CCJ da Câmara nega recurso contra cassação do mandato de Glauber Braga
Glauber Braga recorre à CCJ contra decisão do Conselho de Ética da Câmara