A Coordenação Nacional de Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (Conedep) se reuniu, de forma híbrida, nessa quarta-feira (4). O encontro foi transmitido da sede do ANDES-SN, em Brasília (DF) e contou com a participação de representantes do Sindicato Nacional, da Fasubra, do Sinasefe, da Ubes, da UNE, da Fenet e da CSP-Conlutas.
Francisco Jacob Paiva, 1º secretário do ANDES-SN, lembrou que essa foi a primeira reunião com a participação da nova diretoria do sindicato, empossada em julho deste ano. “A discussão foi, na verdade, uma continuidade do debate sobre a realização da Plenária Nacional de Educação, que já está definida desde o ano passado, mas que até agora, por várias questões conjunturais, não teve condições de ocorrer”, relatou.
De acordo com o docente, houve a avaliação das entidades presentes de que não será possível realizar a Plenária ainda este ano, e foi sinalizado o primeiro semestre de 2026 como possível período para o encontro. Foi apontada também a necessidade de as entidades centrarem esforços na realização das plenárias estaduais.
“Para isso, temos que definir os eixos temáticos da Plenária, pensar qual seria o período do ano que vem, a estrutura para essa plenária. Cada representante ficou com a tarefa de conversar com as suas direções para trazer um retorno a essas questões na próxima reunião”, contou Jacob.
Segundo o diretor do ANDES-SN, para subsidiar os debates nas entidades, serão encaminhados, junto com o relatório da reunião, o Plano Nacional de Educação (PNE) da Sociedade Brasileira, o atual projeto de lei em tramitação do PNE e, ainda, o relatório do III Encontro Nacional de Educação (ENE). “Na próxima reunião, também a partir desse material, vamos dar continuidade ao debate”, comentou o 1º secretário do Sindicato Nacional.
A próxima reunião da Conedep está agendada para 1º de outubro, às 15h, em formato híbrido, com transmissão da sede do ANDES-SN.