Docentes da UEPB entram em greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira (22)

Publicado em 19 de Setembro de 2025 às 11h44.

A partir de segunda-feira (22), professoras e professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) entram em greve por tempo indeterminado. A decisão foi aprovada em assembleia geral da Associação dos Docentes da UEPB (Aduepb – Seção Sindical do ANDES-SN), realizada na quinta-feira (18), nos campi de Campina Grande, Araruna, Guarabira, Monteiro, Catolé do Rocha, Patos e João Pessoa.

A categoria reivindica o pagamento do retroativo das progressões de carreira; a recomposição do orçamento da universidade, com o cumprimento da Lei de Autonomia (nº 7643/2004); a realização de novos concursos para docentes efetivos, diante do elevado número de docentes temporários (393); e a instalação de uma mesa de negociação para discutir as perdas salariais acumuladas nos últimos quatro anos, que chegam a 22,9%.

A Aduepb SSind. tem buscado a retomada do diálogo com o Governo do Estado sobre a pauta de reivindicações e solicitou audiências com o governador João Azevêdo (PSB), com os secretários de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins , e o de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior ,Cláudio Furtado, além do procurador geral do Estado, Fábio Brito.

Retroativo
A dívida referente ao retroativo das progressões de carreira das e dos docentes já ultrapassa R$ 75 milhões. O montante corresponde ao período de 2018 a 2023, quando ocorreu um congelamento das progressões de carreira por meio da Lei Estadual nº 10.660/16.

Em 2024, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) apresentou uma proposta de acordo que previa 40% de deságio e parcelamento em 42 meses. As professoras e os professores rejeitaram a proposta e exigiram o pagamento atualizado ainda durante a gestão João Azevêdo. Após a recusa, o governo estadual suspendeu unilateralmente as negociações.

UEPB
Segundo dados de 2024 do portal de transparência da UEPB, a universidade possui 18.770 estudantes, entre ensino à distância EAD, ensino técnico, graduação e pós-graduação. Atualmente, o corpo docente é formado por 790 efetivas e efetivos e 393 temporárias e temporários.

Fonte: Aduepb SSind., com edição e acréscimo de informações do ANDES-SN. Foto: Aduepb SSind.

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences