Plebiscito Popular prorroga votação até 30 de setembro; ANDES-SN convoca participação

Publicado em 04 de Setembro de 2025 às 17h56. Atualizado em 04 de Setembro de 2025 às 18h16

O prazo de votação no Plebiscito Popular por um Brasil Mais Justo, inicialmente previsto para encerrar em 7 de setembro, foi prorrogado e manterá suas urnas abertas até o dia 30 de setembro. A iniciativa, que busca consultar a sociedade sobre temas centrais para a classe trabalhadora, conta com a participação ativa e apoio do ANDES-SN, que aprovou em seu 68º Conad a integração e o fortalecimento desta mobilização.

A votação ocorre de forma presencial, em centenas de pontos espalhados por todo o país, e também online, por meio da plataforma Vota Bem. Clique aqui.

O Plebiscito Popular é organizado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, em articulação com centrais sindicais e movimentos sociais, e tem como objetivo envolver o maior número de pessoas em um diálogo direto sobre justiça fiscal, direitos trabalhistas e qualidade de vida.

A proposta é ampliar o debate sobre pautas urgentes e atuar como uma ferramenta de mobilização popular para pressionar por avanços políticos e conquistas fundamentais para a classe trabalhadora. A participação é aberta a todas e todos, sem necessidade de título de eleitor, idade mínima ou documentos oficiais.
A consulta convida a população a se posicionar sobre questões que impactam diretamente as condições de vida e o trabalho: se é favorável à redução da jornada sem redução salarial e ao fim da escala 6x1, e se concorda que quem recebe mais de R$ 50 mil pague mais imposto, para que quem ganha até R$ 5 mil fique isento do imposto de renda. Além da votação online, é possível participar presencialmente nos locais de votação, apresentando apenas um documento de identificação com foto. É necessário preencher uma ficha com nome completo, telefone, CPF ou RG e assinatura. 
A organização do plebiscito criou uma planilha para facilitar a busca dos locais (acesse aqui).

Segundo Cláudio Mendonça, presidente do ANDES-SN, a extensão do prazo de votação é uma oportunidade para que mais pessoas se engajem e expressem sua posição sobre esses temas. “O ANDES-SN reforça seu compromisso com a luta por um Brasil mais justo e soberano, incentivando toda a categoria e a sociedade a participarem da votação do plebiscito até 30 de setembro”, afirmou.

De acordo com o presidente do Sindicato Nacional, as pautas do Plebiscito Popular se conectam diretamente com a defesa do orçamento público e a ampliação dos direitos docentes, aproximando o sindicato das necessidades cotidianas de sua categoria e da população em geral. “Em um momento de aprofundamento das desigualdades sociais e ataques aos direitos da classe trabalhadora, iniciativas como o Plebiscito Popular são de suma importância para estimular o debate público e fortalecer a mobilização popular no país”, reforçou.

ANDES-SN em luta
O ANDES-SN, em seu 68º Conad, realizado em julho deste ano, em Manaus (AM), aprovou, por resolução, a integração e o apoio ativo ao Plebiscito Popular 2025. O Sindicato Nacional convocou a categoria docente, suas seções sindicais e entidades da Educação a se somarem à campanha, destacando a importância do plebiscito como um instrumento de escuta e mobilização da sociedade em torno de pautas que dialogam diretamente com as condições de vida da classe trabalhadora.

A entidade tem incentivado a realização de atividades de divulgação e debates nos locais de trabalho, nas instituições de ensino e nas comunidades acadêmicas, por meio de suas secretarias regionais e seções sindicais.  A luta contra a escala 6x1, inclusive, ganhou visibilidade com o lançamento, no dia 27 de agosto, do curta-metragem “Vida além do trabalho” produzido pelo próprio ANDES-SN. Assista: 

Para mais informações sobre o Plebiscito, leia a matéria completa publicada no InformANDES de agosto

 

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences