Foi publicado nessa quinta-feira (22) mais um artigo do dossiê “Fim da Escala 6×1 e Redução da Jornada de Trabalho”, que reúne análises sobre os impactos da intensificação do trabalho no capitalismo contemporâneo e as lutas da classe trabalhadora por direitos.
O texto “Por uma jornada mais humana: impactos da redução da carga horária na saúde laboral” é assinado por Emerson Costa de Sá e Francisco Marques de Lima. Acesse aqui.
O artigo examina a jornada de trabalho no Brasil e seus efeitos diretos sobre a saúde e a segurança das trabalhadoras e dos trabalhadores. De acordo com os autores, a sobrecarga de trabalho tem contribuído para o adoecimento físico e mental, além de ampliar a incidência de agravos à saúde e acidentes laborais.
A análise aponta que a redução da jornada de trabalho pode gerar benefícios significativos, como a melhoria das condições de saúde, maior bem-estar e a criação de empregos de melhor qualidade. O estudo também dialoga com experiências internacionais, destacando o caso da França, onde a adoção de jornadas mais curtas esteve associada ao aumento da satisfação laboral e da produtividade.
Dossiê
Com o objetivo de ampliar o debate sobre o fim da escala 6x1 e a redução da jornada de trabalho, o Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) do Instituto de Economia da Unicamp, a Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho do Departamento de Sociologia da UnB e o site “Democracia e Mundo do Trabalho em Debate” organizaram um dossiê com artigos que abordam o tema sob diferentes perspectivas.
Segundo a chamada para artigos, divulgada em março deste ano, “o objetivo é estimular o debate e abrir espaço para novas visões e diferentes abordagens sobre essas questões. O propósito principal é construir argumentos que contribuam para reforçar a agenda do fim da escala 6×1 e da redução da jornada de trabalho sem redução de salários".
ANDES-SN na luta contra a jornada 6x1
A luta pelo fim da jornada 6x1 e pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários é uma das pautas centrais do Plebiscito Popular por Justiça Tributária, organizado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, em articulação com entidades dos movimentos sindical e social, entre elas o ANDES-SN. O plebiscito obteve mais de 2,1 milhões de votos.
Para fortalecer a divulgação de conteúdos relacionados ao plebiscito e ampliar o debate público sobre o tema, o Sindicato Nacional se soma às demais entidades e canais de comunicação que estão publicando os artigos do dossiê.
Confira aqui todos os artigos já publicados
Foto de Capa: Paulo Pinto/Agência Brasil