Artigo discute como a jornada 6x1 reforça a desigualdade racial no Brasil

Publicado em 24 de Novembro de 2025 às 09h54. Atualizado em 24 de Novembro de 2025 às 10h04

Foi publicado, nesta segunda-feira (24), o 14º artigo do dossiê “Fim da Escala 6x1 e Redução da Jornada de Trabalho”. No texto “Por que lutar contra a escala 6x1 é lutar contra a desigualdade racial?”, a autora Taís Dias de Moraes analisa como a estrutura do mercado de trabalho brasileiro faz com que a população negra seja empurrada para ocupações com jornadas extensas, escalas exaustivas e menor previsibilidade do tempo. Confira aqui.

Esse fenômeno, conhecido como pobreza de tempo, impacta diretamente a saúde mental e física, dificulta a continuidade dos estudos e limita as chances de mobilidade social, contribuindo para a reprodução de desigualdades raciais entre gerações.

Dossiê
Com o objetivo de ampliar o debate sobre o fim da escala 6x1 e a redução da jornada de trabalho, o Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) do Instituto de Economia da Unicamp, a Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho do Departamento de Sociologia da UnB e o site “Democracia e Mundo do Trabalho em Debate” organizaram um dossiê com artigos que abordam o tema sob diferentes perspectivas.

Segundo a chamada para artigos, divulgada em março deste ano, “o objetivo é estimular o debate e abrir espaço para novas visões e diferentes abordagens sobre essas questões. O propósito principal é construir argumentos que contribuam para reforçar a agenda do fim da escala 6×1 e da redução da jornada de trabalho sem redução de salários".

ANDES-SN na luta contra a jornada 6x1
A luta pelo fim da jornada 6x1 e pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários é uma das pautas centrais do Plebiscito Popular por Justiça Tributária, organizado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, em articulação com entidades dos movimentos sindical e social, entre elas o ANDES-SN. O plebiscito obteve mais de 2,1 milhões de votos.

Para fortalecer a divulgação de conteúdos relacionados ao plebiscito e ampliar o debate público sobre o tema, o Sindicato Nacional se soma às demais entidades e canais de comunicação que estão publicando os artigos do dossiê.

Confira todos os artigos já publicados aqui

Foto de Capa: Banco de imagem/Uso não autorizado

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences